Parceiros:

GeraLinks - Agregador de links

Você tem bafo de leão? Saiba por que acontece a halitose e quais são as principais formas de preveni-la

Não tem nada mais desagradável que a halitose. Muitas pessoas até reduzem seus hábitos sociais devido a este problema de mau hálito. Existem muitas causas e fatores de risco que podem nos levar a tê-la, mas também muitas formas de prevenção. Por isso, hoje queremos informar sobre isso, assim você poderá combater este problema na sua própria casa.

O que é a halitose?

A halitose é o termo médico que se emprega para o mau hálito. É claro, não se trata daquele que temos pela manhã, mas um problema mais sério que demora um tempo para sarar e pode chegar a ser crônico. Às vezes ele parece melhorar, mas eventualmente volta a aparecer.
A halitose ocorre devido a um acúmulo de restos de comida decomposta nos nossos dentes. Esta situação, por sua vez, leva ao aparecimento de bactérias, que podem provocar gengivite ou outras doenças da boca que incentivam o mau hálito.

Por que ocorre a halitose?

A halitose pode aparecer por múltiplos fatores de origens diversas. Na sequência, descreveremos as suas principais causas:
  • Problemas dentais: alguns problemas dentais como cárie ou gengivite podem provocar mau hálito. Este tipo de problema deixa espaços escondidos para o alojamento de bactérias, por isso a halitose pode aparecer.
wowow / Shutterstock.com
  • Boca seca: embora para muitas pessoas a saliva seja asquerosa, na verdade ela é muito importante para a saúde da nossa boca e também do nosso hálito. Este líquido que o nosso corpo produz naturalmente é necessário para limpar as bactérias da nossa boca e para decompor os restos de alimentos que ficam nela. Por isso, se você tem hábitos ou algum problema que resseca a boca, é provável que também tenha halitose.
  • Infecções no nariz, boca e garganta: segundo alguns especialistas, a secreção nasal que provoca doenças no nariz, boca ou garganta pode favorecer o aparecimento do mau hálito. Isto porque as bactérias da nossa boca se alimentam deste muco que produzimos quando estamos lutando contra uma infecção desse tipo.
Kakigori Studio / Shutterstock.com
  • Doenças crônicas: muitas pessoas pensam que o mau hálito só ocorre devido às doenças na boca, mas isso não está totalmente correto. Algumas doenças crônicas podem provocar indiretamente o mau hálito. Entre elas, se encontram a diabetes, o refluxo gástrico e doenças de rins e fígado.

Formas de prevenção da halitose

Ainda que você não acredite, há muitas formas de ajudar o seu organismo para que você não tenha halitose. Um fator fundamental é manter a boa higiene. A seguir, compartilhamos alguns conselhos médicos para combatê-la:
  • Escovar muito bem os dentes, ao menos três vezes por dia, usando pasta de dente com flúor.
  • Escovar também a língua. Pode ser com a própria escova de dentes ou com um limpador especial.
  • Fazer bochechos com enxaguante bucal durante 30 segundos.
  • Usar fio dental ao menos uma vez por dia para limpar entre os dentes, principalmente se você tem os dentes desalinhados.
  • Beber muita água, pois, entre tantos benefícios, ela também nos ajudará a evitar o ressecamento bucal.
  • Comer mais frutas e vegetais, já que estes se acumulam menos entre os dentes.
  • Evitar ou ingerir pequenas proporções dos alimentos que dão mau hálito, como a cebola, o alho, os queijos, os embutidos e as bebidas gaseificadas.
Além disso, lembre-se de que as visitas de rotina ao dentista podem ser muito eficientes para fazer limpeza e retirar os restos de alimento. Caso o seu problema não melhore, não hesite em ir ao médico, pois ele é o mais indicado para fazer um diagnóstico certeiro e indicar o tratamento mais apropriado.