Parceiros:

GeraLinks - Agregador de links

Quer mudar a cara dos azulejos sem sofrimento e gastando pouco? Veja como é possível

Sabe quando bate aquela vontade de mudar o visual da casa? Mas você logo lembra dos altos preços, do transtorno que uma reforma pode causar e acaba desistindo da ideia. Agora você vai mudar de ideia. Existe uma simples e barata de deixar a casa com cara nova.
Os azulejos deixam o ambiente com um charme especial e até ajudam no controle da temperatura. Mas eles também sofrem com o desgaste ocasionado pelo tempo e pelo uso. Também existe a possibilidade de você simplesmente enjoar da mesma parede depois de muitos anos passando por ela.
Então chegou a hora de descobrir como mudar o visual dos azulejos com pouca sujeira, pouco dinheiro e muita criatividade.
Tintas
As tintas que vamos utilizar para pintar os azulejos são do tipo “acrílica” ou “epóxi”. Elas podem ter efeito fosco, brilhante ou acetinado. Ambas são muito fáceis de encontrar e basta uma pequena pesquisa para descobrir o menor preço mais perto de você.
Limpeza
Antes de começar a pintar os azulejos, você deve limpar muito bem a superfície. Use uma bucha com detergente para tirar qualquer impureza. Se os rejuntes tiverem mofo acumulado, retire tudo antes de começar o processo. Depois de limpar, seque a superfície com um pano macio.
Massa
Antes de passar a tinta sobre o azulejo, você precisa eliminar qualquer imperfeição da superfície. A melhor forma de deixar a superfície plana é com a massa acrílica. Ela é barra e fácil de encontrar em qualquer loja de construção ou de tintas. Depois da aplicação, deixe o produto secar por 24 horas.
Você pode optar por deixar o relevo dos rejuntes ou simplesmente cobrir tudo, fazendo o efeito de uma parede lisa. Caso você prefira a segunda opção, é só passar a massa acrílica por toda a parede que desejar.
Pintura
A preparação da tinta deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Assim você terá o melhor desempenho da tinta e uma cor mais vibrante. Cuidado para não deixar os cantos dos rejuntes sem tinta.
Depois que a tinta secar (de acordo com as especificações do fabricante), passe uma lixa bem fina para nivelar novamente e retire a poeira com um pano seco. Agora você pode passar a segundo demão de tinta.
Nem sempre será necessário passar uma terceira demão de tinta, somente nos casos em que a tinta original seja muito difícil de cobrir. Pronto! Agora você pode aproveitar o novo visual do ambiente pintado.