Parceiros:

GeraLinks - Agregador de links

Cisto no ovário pode causar uma grave ameaça à vida: 2 sintomas que você não deve ignorar

A maioria das mulheres enfrenta um cisto ovariano em um determinado período da vida. Embora não seja perigoso na maioria dos casos, você precisa conhecer os sintomas alarmantes que podem indicar que sua vida está em risco.

O que é um cisto no ovário? 

Existem dois ovários no corpo feminino, um de cada lado do útero. O cisto é uma espécie de bolsa cheia de líquidos ou semi-sólida que se forma no ovário ou em sua superfície. Embora alguns cistos possam desaparecer sem intervenção médica, há casos em que se tornam perigosos para a saúde ou mesmo para a vida da mulher. Geralmente, este risco é maior quando uma destas bolsas se rompem.

O que você deve fazer? 

RossHelen / Shutterstock.com
Faça exames ginecológicos regulares, pois é a maneira mais confiável de descobrir se um cisto representa uma ameaça em potencial. No entanto, sintomas como dor pélvica, sensação de peso no abdômen e inchaço também podem indicar um grande problema no ovário. 
Além disso, é essencial procurar atendimento médico imediato, se você observar esses dois sintomas alarmantes:
  • dor severa repentina no abdômen; 
  • febre, náusea e vômito no pico da dor. 

Como se forma um cisto no ovário? 

Os mais comuns são formados a partir de folículos ou formações semelhantes durante o ciclo menstrual normal, dentro dos quais estas substancias são acumuladas dentro do órgão sexual feminino e vão ali crescendo mês a mês.

O que pode provocar uma ruptura de um cisto? 

Shidlovski / Shutterstock.com
Alguns medicamentos aumentam o risco de desenvolvimento e ruptura das bolsas de líquidos no ovário. Além disso, muitas mulheres grávidas também têm um cisto ovariano que é formado durante a ovulação e permanece por toda a gravidez. 
  
As mulheres que sofrem de endometriose ou uma infecção pélvica, também podem desenvolver o mal. Aquelas que já tiveram cistos ovarianos, infelizmente não estão imune e na verdade seguem mesmo após a eliminação do líquido em maior risco de sua recorrência.

Posso prevenir o desenvolvimento desta doença? 

Não existe uma maneira específica de prevenir o surgimento dos cistos ovarianos, porém isso é um grande motivo para fazer exames ginecológicos regularmente. Além disso, não atrase uma visita ao médico caso você note qualquer alteração em sua saúde.
Lembre-se: o diagnóstico oportuno e correto aumenta significativamente a eficácia do tratamento!