Nada pior do que deparar com sua casa infestada de cupins e carunchos. Além de não serem nada agradáveis, essas pragas criam colônias e se escondem nos cantos de móveis e até paredes, destruindo objetos de madeira e até estruturas de concreto num piscar de olhos.

Muitas vezes, tomar uma ação contra cupins é difícil, porque só percebemos a infestação depois que ela já tomou proporções enormes e só pode ser desfeita com ajuda de uma equipe especializada em dedetização.
No entanto, se prestarmos muita atenção, podemos descobrir a presença de cupins e carunchos mais cedo e resolver o problema o quanto antes em passos bem simples.
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 10 dicas de limpeza incrivelmente práticas e que você nunca imaginou que poderiam dar certo
Como descobrir se tem cupins na minha casa?
O primeiro sinal de cupins são pequenas quantidades de pó acumulado nos móveis. Se notar algo parecido, bata na madeira e veja se ela está oca ou mole.
Se o problema for nas paredes, procure rachaduras, pois são nelas que os cupins se instalam para criar túneis e se propagar ao longo do imóvel. Além disso, é sempre bom observar se existem madeiras, lenhas ou entulhos próximo a sua casa, já que, muitas vezes, a infestação de cupins acontece de fora para dentro.
Eliminando os cupins
Agora que você já aprendeu a identificar a presença de cupins, é hora de conhecer alguns macetes simples para eliminar esse mal e salvar seus móveis e sua casa deles.

Como você já sabe, se essa infestação já estiver avançada, você provavelmente vai precisar de ajuda profissional, mas, felizmente, quando ela estiver no começo, existem alguns produtos baratos e fáceis de encontrar que podem te dar uma mãozinha nisso. Conheça seis deles agora:
1 - Vinagre

Além de acabar com os cupins que já existem, o vinagre também evita que outros venham a se instalar naquele local. Assim, pode ser usado tanto puro quanto misturado com água (sendo uma parte de vinagre e a mesma quantidade de água).
Uma dica para usar essa solução é misturá-la em um recipiente com tampa de spray, que vai te ajudar a aplicá-lo nos móveis e paredes.
2 - Óleo de cravo

A facilidade é que você já encontra óleo de cravo pronto em lojas de produtos naturais, farmácias ou casas especializadas em materiais para perfumes e produtos de limpeza.
Essa solução pode ser usada para acabar com cupins em pisos, por exemplo. É só colocar um pouco e espalhar com um pano úmido. Você acaba com os cupins e, de quebra, ainda ganha uma casa mais perfumada.
3 - Óleo de laranja

A grande preocupação de quem precisa se livrar de pragas como cupins é não usar produtos que sejam tóxicos, tanto para humanos quanto para outro animais, como pets. Por isso, o óleo de laranja é a escolha perfeita, já que o simples contato dele com o cupim é suficiente para acabar com esse mal, sem prejudicar outros seres vivos.
Você pode aplicá-lo num pano úmido e passar diretamente sobre a superfície atingida por cupins, como, também, passar em todos os móveis, para evitar que uma infestação aconteça naquele ambiente. Vale lembrar, no entanto, que o óleo de laranja só funciona para infestações pequenas de cupins.
4 - Querosene ou lubrificante
O querosene e os lubrificantes também são substâncias bastante usadas para acabar com cupins. Só que tem um detalhe: podem ser tóxicos para animais e pessoas. Então, é preciso todo cuidado e proteção na hora de usá-los.
Para aplicar em móveis e locais afetados, é só espalhar com panos ou, no caso dos lubrificantes, usar a própria embalagem em spray.
5 - Borato de sódio (borax)
Esse produto é como um pozinho branco. Quando o colocamos nos locais de infestação de cupins, eles comem essa substância e não conseguem mais se alimentar das madeiras ou concretos, morrendo rapidamente.
Para aplicar a solução, é recomendado usar óculos e luvas de proteção. A cada quatro litros de água, adicione 450g de borax e borrife nos locais que desejar. Depois disso, é bom manter crianças e animais longe.
6 - Inseticidas
Como você deve ter imaginado, inseticidas também são soluções adequadas para acabar com cupins. Além dessas pragas, eles vão proteger os móveis de outros animais e são bem fáceis de usar. Só não se esqueça de ler as recomendações e modo de usar antes.